quarta-feira, 7 de março de 2012

Nossas aulas

Bom, nossas aulas de Patologia são bem interessantes. Confesso que ás vezes cansativas, mas com exemplos de cada assunto e demonstrações se tornam descontraídas.
 Para melhor compreensão das aulas irei dividi-las por post, portanto começamos a aprender sobre morte celular:
O primeiro termo a entendermos é Homeostase , que é um termo abrangente, processo através do qual um organismo mantém as condições internas constantes necessárias para a vida. Aplica-se ao conjunto de processos que previnem flutuações na fisiologia de um organismo, e denomina também a regulação de variações nos diversos ecossistemas, ou do universo como um todo.
-Lesão celular, cuja é qualquer situação que altere a função celular tornando-a inadequada, existindo a lesão reversível: o estimulo acaba mas depois consegue voltar ao normal, por exemplo o acontecimento do metabolismo dos alimentos no fígado quando comemos muitas bobagens, o fígado fica ruim mas depois volta ao normal. E a lesão irreversível: quando o estimulo não consegue voltar ao normal, por exemplo uma doença em um estado avançado. Bem, a morte celular, ou apoptose, é um processo essencial para a manutenção do desenvolvimento dos seres vivos, sendo importante para eliminar células supérfluas ou defeituosas. Durante a apoptose, a célula sofre alterações morfológicas características desse tipo de morte celular. Tais alterações incluem a retração da célula, perda de aderência com a matriz extracelular e células vizinhas, condensação da cromatina, fragmentação internucleossômica do DNA e formação dos corpos apoptóticos. Muitas são as moléculas envolvidas no controle das vias de ativação da apoptose, dentre estas, as proteínas antiapoptóticas e pró-apoptóticas, além das caspases. Esse fenômeno biológico, além de desempenhar um papel importante no controle de diversos processos vitais, está associado a inúmeras doenças, como o câncer. A compreensão dos mecanismos apoptóticos permitiu o desenvolvimento de novas estratégias no tratamento do câncer. Tais estratégias são embasadas na indução da morte nas células tumorais e em uma maior resposta aos tratamentos com radiação e agentes citotóxicos.
                   A figura abaixo representa melhor:

3 comentários:

  1. Maaaaas que blog mais lindo!! Agora só tem que me seguir!
    beijos.;**

    ResponderExcluir
  2. Essa menina é muito puxa saco, viu! Rumhuuumm... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir