Para manter as concentrações ideais dos dois ions, a bomba de sódio potássio realiza um transporte em que ocorre entrada de sódio na célula e a saída de potássio. A bomba, por sua vez bombeia ativamente o sódio para fora, enquanto o potássio é bombeado ativamente para dentro. È bom saber também, que este bombeamento não ocorre de forma igual, ou seja, para cada três íons de sódio bombeados para fora da célula (meio extracelular), apenas dois íons potássio são bombeados para o interior da célula (meio extracelular).
Analisando a figura temos, bolinhas vermelhas representando o Na(Sódio) e bolinhas azul representando o K(Potássio):
ATP, é um nucleotídeo responsável pelo armazenamento de energia em suas ligações químicas. O ATP armazena energia proveniente da respiração celular e da fotossíntese, para consumo imediato. A molécula atua como uma moeda celular, ou seja, é uma forma conveniente da transformação da energia. Esta energia pode ser utilizada em diversos processos biológicos, tais como otransporte ativo de moléculas, síntese e secreção de substâncias, locomoção e divisão celular, entre outros. Não pode ser estocada, seu uso é imediato, energia pode ser estocada na forma de carboidratos e lipídios. As principais formas de produção do ATP são a fosforilação oxidativa e a fotofosforilação.
O interessante é que são as mitocôndrias geram ÁCIDO PIRUVICO + OXIGÊNIO + ÁGUA = 32 A 34 ATP e enviam para as celulas.
Outra curiosidade, é que as células não gostam de cálcio, e precisam deles. O cálcio se torna toxico para a célula, portanto ela o controla e o mantém dentro do reticulo endoplasmático.
Nenhum comentário:
Postar um comentário